segunda-feira, 18 de junho de 2018

O FERROVIÁRIO ESTA DE VOLTA PARA TRAZER ANIMAÇÃO A LISBOA



Reabriu este mês o “Clube Ferroviário” um dos espaços mais emblemáticos da cidade de Lisboa, nasceu em 1961 para receber um conjunto de actividades culturais dos funcionários da CP, em 2010 abre como bar/terraço. Depois de encerrado alguns anos reabre agora com novidades, conta com nova gerência, nova decoração, nova carta e nova programação. O renovado espaço agora é constituído com dois palcos independentes, terraço ao ar livre  e sala de espectáculos, onde se será incluída na programação talentos emergentes da cidade de áreas , como musica, cinema ou fotografia,  pintura, artes plásticas e gastronomia.


Nuno Correia Pereira, sócio do espaço, realça que “o FERROVIÁRIO é um espaço para os lisboetas onde a diversidade e a qualidade vão andar de mãos dadas. Da decoração, à programação, tudo foi pensado ao pormenor para que aqui, se sintam em casa. Criámos diferentes ambientes, com programação distinta pois o nosso público é abrangente e, por isso, a nossa proposta de entretenimento também o será”. Nuno Correia Pereira, que é também responsável pelos espaços lisboetas Espumantaria do Cais, Espumantaria do Petisco e Peixola, acrescenta ainda que “a vertente gastronómica era, também, muito importante e também aqui apostámos em novos talentos. Teremos uma carta fantástica de pratos leves, para petiscar, confecionados por um conceituado chef colombiano (que foi chef privado de estrelas internacionais como Rihanna e Justin Bieber), recém-chegado a Lisboa”.




A curadoria de toda a programação “FERROVIÁRIO” ficará a cargo de Davide Pinheiro, conhecido jornalista e DJ, que selecionará os diferentes talentos que, ao longo de toda a semana, passarão pelos diferentes espaços do FERROVIÁRIO. “O FERROVIÁRIO apresenta-se ao dispor de quem procura embarcar. E porque nos arredores da música há um sem número de acontecimentos, estaremos abertos a intervenções e residências artísticas. Acima de tudo, este é um projeto cultural que pretende ser uma “estação” relevante para Lisboa” afirma Davide Pinheiro.
O espaço mantém a sua arquitetura de raiz intacta, sendo a decoração uma das grandes novidades para surpreender os visitantes. Os espaços interiores, desenvolvidos em parceria com uma empresa de matérias cénicos, remetem para o luxo decadente e os ambientes cabaret, com forte aposta nos veludos, dourados, efeitos de luz e peças vintage.
O terraço, ex libris do "FERROVIÁRIO", ficou a cargo do arquiteto Ricardo Seguro Pereira. O seu grande desafio: tornar um espaço amplo e algo devassado, num espaço acolhedor e repleto de recantos agradáveis. O designer apostou em manter (e promover) a vertente industrial do próprio espaço e da zona, suavizando-a com a criação de diferentes zonas de estar e um toque tropical, atribuído pelas madeiras, vergas, palhinhas e plantas. O amplo balcão central, o palco revestido por um jardim vertical, o inusitado balcão de mármore para o rio, o chão feito com solipas de madeira dos caminhos de comboio, a iluminação abundante e as redes de sombra conferem a este espaço uma série de contrastes e particularidades que o tornam único.
Agora já contam com mais um espaço para irem beber um copo ao final de tarde ou jantar ou até irem assistir a espectáculos. Acho que já fazia falta espaços como este na nossa cidade de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário