quinta-feira, 8 de março de 2018

PRÉMIOS GRANDES ESCOLHAS // OS MELHORES DO MUNDO VÍNICO EM PORTUGAL



No passado mês de Fevereiro foram realizadas a 1º cerimonio de entrega dos prémios “Grandes Escolhas”, no Pavilhão Carlos Lopes, organizado pela revista: “Vinho Grandes Escolhas”.

E como sabem sou um grande apreciador de vinhos e não podia deixar de partilhar esta selecção aqui com vocês. Está na hora de destacar o que de melhor se produz no sector vinícola em Portugal,

1-    Premio Carreira, Senhor Vinho que foi atribuído a Salvador Guedes, foi atribuído pelo facto de este senhor ter lançado a Sogrape em voos crescentes à escala mundial.

2-    O Troféu Grandes Escolhas “ singularidade” foi para a região da bairrada, na pessoa de Mario sergio Alves Nuno, o rosto da Quinta das Bágeiras. Foi ele que impulsionou o engarrafamento e a venda dos vinhos com a marca da casa em 1989. Hoje é uma pessoa de proa na região deixa a forte matriarca da sua personalidade no vinho que produz.


3-    Premio Produtor Revelação, vai para a região dos vinhos verdes, para A&D Wines. Esta marca foi fundada pelo casal portuense Alexandre e Dialina que , em 2016, começou a encarar a produção de vinhos como um caso sério. Ainda para norte vai o prémio para a Adega Cooperativa de Favaios.

4-    O prémio Produtor ruma até ao vinho da Herdade do Rocim, situada no Alentejo, que tem como produtores Catarina Vieira e Pedro Vieira ambos enólogos desta casa, que em 2017 comemorou 10 anos, onde a aposta do vinho de talha é um tributo à cultura vitivinícola deixada pelos romanos.


5-    O prémio para a categoria Vitinicultura é atrinbuido à marca de produção biológica ATITUDE, que diz muito acerca do respeito pela vinha e pelo vinho mas também pelo ecossistema onde está integrado uma da smais belas propriedades vitivinucal do Alentejo.

6-    Na categoria empresa, o prémio foi atribuído à região dos vinhos de Lisboa , á casa Santos Lima. E nos vinhos generoso foi para as caves messias , uma das poucas casas de vinho do Porto de cunho português.


7-    A organização Vinicula premiada foi, a CVR Beira Interior , pelo seu esforço e empanho em impulsionar os seus produtores den tro e fora de Portugal .

8-    No Enoturismo , quem arrecadou o prémio foi a Quinta da Bacalhoa  Vinhos de Portugal , com um registo de meio milhão em 2017 no conjunto das suas propriedades.

9-     A dinstinçaõ Enologo, vai Paulo Nunes , função que detm na casa da passerelle.

10-    Na Categoria garrafeira foi entregue a Empor Spirit Wines.








Outro dos grandes momentos da noite foi a nomeacão do “TOP 30 GRANDES ESCOLHAS”  dos 250 grandes vinhos de todas as regiões provadas ao longo de 2017.

Nos espumantes foram destacados dois brancos de 2008, O Murgaheira Tavora-Varosa Chardonnay ( sociedade comercial de varosa) e o Vertice Douro Gouveis das Caves Transmotanas.

Nos vinhos verdes o destaque vai para o Anselmo Mendes Parcela , único Alvarinho de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário