sábado, 28 de julho de 2012

«PERGUNTAS SEM NÓ» A NUNO GAMA



Nuno Gama é um dos meus designers de moda portugueses preferidos, e recentemente tive o prazer de o conhecer pessoalmente na inauguração da sua loja no Príncipe Real em Lisboa. Não hesitei desafiá-lo com umas perguntas..."sem nó na gravata" para partilhar no meu blogue! As perguntas são directas, assim como as respostas de Nuno Gama! 

Porque só desenhas roupa para homem e não também para mulher?
Porque fui adquirindo cada vez mais experiência na área masculina. Também porque existe em Portugal um excelente know how a nível fabril e confecção de homem e porque existe menos oferta no mercado.


Qual foi a tua colecção que te marcou mais?

Todas e sempre a mais recente. Mas recordo muito aquela em que enterrei o meu pai. Foi um adeus....


Onde é que procuras inspiração para criar?
Sinceramente não procuro, deixo que ela venha ter comigo. Deixo que os tecidos digam de sua justiça. Deixo que a vida me leve onde tem de levar.


Abriste recentemente uma loja em Lisboa depois de teres apostado tantos anos no mercado do Porto. O que é que te fez mudar de “armas e bagagens para Lisboa”?
O contrário é que não faz sentido, sendo eu daqui. Saudades de casa e sobretudo estava a precisar de um agito na minha vida a nivel profissional e pessoal.


Quais são os teus must-haves para o dia a dia?

Carácter, carácter, carácter, nada nem ninguém me dará o que eu não tenha. Digam o que disserem... até há quem diga que os sapatos num homem fazem toda a diferença. Fazem, mas também podem fazer o contrário (risos). Anda aí muita assassino de coisas boas à solta. No meu caso, sou sapateiro, sou joalheiro, relojoeiro, mas também sou muito e muito mais do que isso: sou eu e vivo em paz com a vida e até com quem não amo, porque os respeito e fazem da minha vida um grande desafio/ aprendizagem.



Quais as marcas de moda que admiras?

Não admiro marcas, admiro pessoas que conseguem cativar os outros pela diferença, de olharem o mundo com os seus olhos e que continuam a ter a generosidade em compartilharem-nos com os outros.



Consideras que os portugueses têm cultura de moda?
Temos de tudo, mas no geral não temos propriamente cultura de nada. 

Acho que receamos demasiado as nossas diferenças e genuinidade para nos podermos impor culturalmente no mundo. Temos que trabalhar muito a nossa auto-estima - somos únicos, genuínos e muito bons. Só não acreditamos é nisso no dia a dia (só de vez em quando: quando joga a Selecção e marca golos, só quando a Nossa Sra. aparece em cima das árvores, ou quando conseguimos fugir aos impostos) e preferimos sempre aquilo que não temos, que não somos porque parece que fica sempre muito melhor o que é estrangeiro e que em nada contribui para nossa economia... mas já melhorou muito!


Quero agradecer o tempo dispensado e as palavras ao Nuno Gama! Que o sucesso continue por muitos e longos anos. Deste lado, tens um verdadeiro fã!


3 comentários: