quarta-feira, 29 de abril de 2015

VOLVO OCEAN RACE 2015



Olá :)

A Volvo Ocean Race, a maior regata de volta ao mundo, e um dos três maiores eventos náuticos mundiais chega a Lisboa já entre os dias 25 de Maio e 7 de Junho, transformado durante este período  a Doca de Pedroços num hot spot da cidade de Lisboa!!!





Durante os 14 dias deste evento, vocês terão à vossa disposição um recinto com 57.000m2 que podem usufruir e visitar de forma totalmente gratuita, podem ainda contactar directamente com as sete equipas e respectivos barcos, assistir a concertos ou visitar diferentes exposições, feiras e actividades, tudo relacionado com o tema mar.


Vamos ter atividades dos 8 oito aos 80, entrada gratuita em todas as áreas do recinto e uma infraestrutura com todas as condições para que as famílias possam desfrutar de um dia em pleno na Race Village da Volvo Ocean Race, refere José Pedro Amaral. Queremos democratizar este evento, a vela e o mar, aproximando- os novamente dos portugueses.


A edição 2014/2015 teve inicio a 11 de Outubro de 2014, em Alicante e termina no dia 27 de junho de 2015 em Gotemburgo, na Suécia, colocando à prova sete equipas que percorrem 38.739 milhas náuticas à volta do mundo, superando nove etapas e passando por 10 portos diferentes: Alicante ( Espanha), Cape Town ( África do Sul), Abu Dhabi (EAU), Sanya (China), Auckland ( Nova Zêlandia), Itajai ( Brasil), Newport ( Rhode Island, EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Haia (Holanda)


Lisboa receberá as equipas vindas do stopover de Newport e da sempre imprevisível travessia Atlântica. Estamos muito entusiasmados com esta passagem por Lisboa, um stopover muito aguardado pelas equipas, constituídas na sua maioria por europeus para quem Lisboa significa um regresso a casa após terem navegado milhares de milhas em alto mar., sublinha Adolfo Rodriguez, Host Port Manager da Volvo Ocean Race.
Lisboa é também o último stopover onde os barcos são retirados da água para manutenção, podendo ser observados, de perto, por todos os visitantes da Race Village da Volvo Ocean Race, proporcionando uma interação única e pouco comum neste tipo de eventos, acrescenta. 

Para os menos experientes nestas matérias relacionados com a vela a organização preparou um dicionário para vocês ficarem por dentro deste mundo:


Sabia que:
  1. 1milhanáutica-1852metros(utilizadoparamediradistância)

  2. 1nó–1milhanáutica(utilizadoparamediravelocidadedosbarcos)

  3. 1pé–30.48cm(utilizadoparamedirosbarcos

  4. Proa–partedafrentedobarco

  5. Popa–partedetrásdobarco

  6. Estibordo–ladodireito

  7. Bombordo–ladoesquerdo

  8. Leme-dispositivodecontrolodadireçãodasembarcações

  9. Cambar–mudardedireção

  10. Bolinar – navegar chegado ao vento

  11. Cabos – o mesmo que cordas

  12. Ré – zona de trás da embarcação

  13. Barlavento – é o lado de onde sopra o vento

  14. Sotavento - é o lado para onde sopra o vento

  15. Vante - é a zona da frente da embarcação

  16. Velame – conjunto de velas

  17. Casco – estrutura de flutuação da embarcação

  18. Mordedor – aparelho que impede um cabo de correr

  19. Fundear - largar para o fundo uma âncora de modo a embarcação ficar segura

  20. Ferro - o mesmo que âncora 

    21.Os novos modelos que participam na Volvo Ocean Race chamam-se de Volvo Ocean 65 e foram projetados pela Farr Yacht Design.

    22.O novo monocasco de 65 pés (19,8 metros) é de design único. Todas as equipas receberam veleiros iguais e prontos para as regatas. Os modelos são equipados com a mais recente tecnologia via satélite que permite ao repórter que viaja com as tripulações enviar imagens em vídeo.

    23.A pontuação da Volvo Ocean Race foi alterada - o campeão será a equipa que somar menos pontos. Quem chega em primeiro nas etapas recebe um ponto, em segundo dois, em terceiro três. As regatas locais servem para efeito de desempate. 

    A Volvo Ocean Race é um dos três maiores eventos náuticos mundiais e neste momento é liderada pela equipa Abu Dhabi Ocean Racing com sete pontos de vantagem sobre o segundo classificado Dongfeng Race Team. Em terceiro lugar, na tabela está o Team Brunel. Neste momento decorre a sexta etapa da prova que liga a cidade brasileira de Itajaí até Newport nos EUA. Daí os barcos partem depois para a capital portuguesa onde deverão chegar a 26 de maio. 
Ficam algumas imagens da passagem da regata em 2012 por Lisboa:

  1. Estão reunidos todos os motivos para não deixarem de passarem pelo recinto desta grande regata!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário