sexta-feira, 23 de outubro de 2015

MERCADO DE VINHOS DO CAMPO PEQUENO


Num destes dias fui aprender mais sobre vinhos no âmbito do Mercado de Vinhos que se vai realizar a partir de hoje dia 23 até dia 25 de Outubro.

Nesta prova de vinhos onde pude experimentar três vinhos um champanhe e dois tintos, um deles reserva fiquei a saber mais sobre vários pontos cruciais para percebemos se o vinho está nas devidas condições. Vou aqui destacar alguns: a prova deve ser realizada sempre fora das refeições,o copo da prova deve ser liso e transparente, com pé sem se ter que tocar no balão. O copo só deve estar cheio até um terço da sua capacidade o que permite que exista uma maior concentração de aromas na zona preenchida do copo. A prova divide-se, em exame visual (avaliara, intensidade, limpidez e brilho), a cor( varia a medida que os vinhos envelhecem, pode ainda dar indicação relativamente a região de origem, ás castas que a compõem ou ao modo como foi vinificado. Exame Olfactivo (podem surgir aromas  de frutos ou compotas e frutos mas também podem ocorrer aromas inesperados como um aroma a terra ou mesmo aromas a petróleo, Iodo ou menta), este exame permite-nos conhecer e definir o "nariz do vinho" e definir a sua intensidade e qualidade. Exame Gustativo, este exercido permite que o vinho aqueça e se misture com o oxigénio libertando os aromas menos voláteis. Por outro lado, a língua em contacto com o vinho capta todos os sabores.

Estes são alguns dos passos para uma prova de vinhos mas de forma abreviado, mas aconselho-vos a visitarem esta feira porque durante a mesma vão decorrer workshops de provas de vinhos onde podem aprender mais sobre vinhos.

Este Mercado de Vinhos varia reunir na Praça do Campo Pequeno mais  de 100 produtores portugueses com objectivo de mostrar os produtos nacionais de alta qualidade que o nosso pais produz neste caso o vinho.



Vão estar presentes neste Mercado todas as regiões produtoras de vinhos, do Minho até aos vinhos verdes do Algarve, passando pelas ilhas da Madeira e dos Açores, Douro, Dão,Bairrada,Lisboa,Tejo, Península de Setúbal ou Alentejo. Para além dos vinhos o mercado apresenta ainda uma seleção dos melhores produtores de queijos (Serra, Serpa,Azeitão, etc) Enchidos, Presuntos,Pães, Azeites e outros produtos Gourmet.

Aqui fica uma excelente oportunidade de conhecerem os diversos vinhos produzidos no nosso pais conciliados com queijos e enchidos! Um excelente programa para este fim-de-semana..

Sem comentários:

Enviar um comentário