quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

TREINO DE MAR CARAVELA VERA CRUZ BY APORVELA


Hello!

Num destes dias fui ter uma experiência de como viver numa caravela e conhecer de perto todos os passos de como comandá-la. Eram 9h da manha estávamos nós a começar esta aventura na Caravela Vera Cruz entre velas e amarras, puxar velas não é tarefa fácil e são precisas muitas mãos para o fazer, o intuito era passar por todas as actividades que tornam possível a sua navegação nomeadamente: leme, subir e descer velas... A experiência foi muito enriquecidora e conseguiu-se ter uma pequena de experiência do que é uma regata à vela e de como os nossos descobridores portugueses navegavam por mares e rios.

Esta caravela pertence a Aporvela - associação portuguesa de treino de vela, uma das entidades responsáveis pela organização do da The Tall Ships Races Lisboa 2016, regata que decorrerá entre os dias 22 e 25 de julho do próximo ano que vamos entrar brevemente, que irá contar com mais de 50 grandes veleiros de todo o mundo, 3.500 jovens tripulantes de várias nacionalidades e cerca de 1 milhão de visitantes. 


 
 

Aconselho-vos a terem uma experiência destas é muito gira e divertida eu já tina andado em veleiros mas é totalmente diferente porque normalmente ando mais a motor do que à vela, aqui andamos totalmente ao sabor do vento pelo Rio Tejo. E se quiserem entre os dias 22 a 25 de julho de 2016 no âmbito desta regata que referi em cima que vai passar por Lisboa, a Aporvela vai proporcionar de forma gratuita uma serie de actividades relacionadas com o mar, onde os visitantes terão a possibilidade única de subir a bordo e conhecer alguns dos maiores veleiros do mundo. Aos jovens é ainda dada a oportunidade de embarcarem na regata mediante inscrição previa e fazerem assim parte do maior festival de juventude e treino da europa.

Esta regata tem o seu inicio de Antuérpia, na Belgica, cidade conhecida pela sua história e as suas influências criativas e contemporâneas. Após a primeira etapa a regata será recebida em Lisboa depois rumará a Cadiz e terminara na Corunha. Esta edição marca a celebração do 60º aniversário da The Tall Ships Races, realizada pela primeira vez entre Torbay (Reino Unido)  e Lisboa em 1956, com o intuito de manter viva a tradição dos grandes navios de vela. 

Se quiserem saber mais sobre esta grande regata é só clicarem aqui...

Sem comentários:

Enviar um comentário