quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

MESAS DE NATAL NO PALÁCIO

O Chá de Natal por Maria Barros, decoradora

“Chamei-lhe “Chá das Virtudes” porque me inspirei nas 21 esculturas existentes no vestíbulo do Palácio Nacional da Ajuda, cada uma delas uma alegoria a uma virtude do rei D. João VI. Das 21 escolhi 12 e sentei-as alegre e descontraidamente à volta de uma mesa de lanche de Natal. Não deixa de ter graça imaginarmos como seria um encontro de virtudes... O que diria a Honestidade à Justiça? Ou o Desejo à Lealdade? Entre chá e scones, muitas verdades haveriam de ser ditas...

Escolhi a Costa Nova como parceiro para este projeto porque procurava exatamente aquela abordagem mais informal do grés em contraste com o glamour e requinte de um Palácio Real. Daí que o Chá tenha um carácter ligeiramente informal como na realidade apetece que aconteça numa época como o Natal, onde ami- gos e familiares se reúnem à volta da mesa com um profundo sentido de Generosidade e Gratidão. “ 

Almoço de Natal por Cristina Santos Silva, arquiteta e decoradora

“É Natal ! Há tradição e sobriedade.

Há a magia de um Palácio e a beleza da amizade sentada para almoçar !
Veludos, sedas, porcelanas , flores e brilhos, que se juntam na sinfonia da mesa e se impõem no prazer de receber !
Sensibilidade , ecleticismo e imaginação resumem esta criação e o rsultado final mostra em simultâneo exuberância e simplicidade !” 

Ceia de Natal por Salvador Corrêa de Sá, decorador e criador de festas

“....a ideia é apanhar o ambiente do espaço....a beleza visível, a carga histórica.....

e ir por aí---sem «brigar» com tudo isso....
.....e fingir simplesmente que é uma casa de família onde se esperam os familiares e os amigos para uma ceia importante ...
...também ela com carga histórica, solene e espiritual..... mas divertida e familiar.......
de festejo do Natal !!!!” 


Boa noite!!

Num destes dias estive presente na festa de apresentação das mesas de Natal decoradas por três decoradores, com um mote diferente que estão presentes na Sala Dom João VI no Palácio Nacional da Ajuda. Todos os que quiserem ver estas mesas podem fazê-lo até ao dia 10 de Janeiro de 2016.

O Palácio Nacional da Ajuda disponibilizou peças decorativas únicas que são destacadas por cada um dos decoradores nas três mesas. A Cristofle, prestigiada marca francesa especialista em arte de mesa, cedeu diversas peças para estas decorações que podem ver nas imagens em cima. O Grupo Inglês de texteis  Romo "vestiu" as mesas. E por fim a marca portuguesa grés fino completou as decorações com a criação de um serviço original para o acontecimento, inspirado no Palácio Nacional da Ajuda. As mesas de Natal no Palácio foi uma ideia de Carlos Pissarra que organizou este grande acontecimento.

Inspirem-se para as vossas mesas de Natal com as sugestões destes três criadores!!

Sem comentários:

Enviar um comentário